domingo, 19 de abril de 2009

Visão de raio-X



Estamos num país de invisíveis. Essa é a única explicação cabível para nosso conformismo diante do que só quem tem visão de raio-X pode ver.
Se não conseguimos enxergar a corrupção que rege nossa política, os abusos policiais nas periferias, as maracutaias nos órgãos públicos a degradação ambiental, as crianças passando fome e trabalhando precocemente, o tráfico de drogas que assola o país. Não se desespera. Somos perfeitamente normais e gozamos de boa saúde visual. A causa para não enxergarmos tais coisas, é que são, de fato, todas invisíveis. E, como tal, para vê-las seria necessário que tivéssemos uma visão de raio-x.
Por exemplo, se não damos bom dia ao segurança do prédio onde entramos, ou, ao cobrador, assim como não agradecemos ao motorista do ônibus, pela viagem, não é porque somos mal-educados. Nada disso. O motivo real para essas atitudes, a princípio reprováveis, é que tanto o segurança, o cobrador e o motorista são pessoas totalmente invisíveis. E estando nessa situação de invisibilidade, obviamente, não podem ser vistas. E por tanto, não podemos cumprimentar e nem agradecer a pessoas que não vemos.
Se ao menos fossemos como o Super-homem, ou com os mutantes do X-Man, seriamos dotados da visão de raio-x. E com essa visão especial, com certeza teríamos a possibilidade de enxergar essas coisas e pessoas.
Mas, como a vida não são só flores e sendo assim, não podemos ficar sonhando com super-poderes. Ocupamos-nos, por tanto, de coisas muito mais importantes, como o futebol, as fofocas da TV, quem é o mais novo namorado da mais nova estrela, ou ainda com a novela das oito. A propósito, quem matou Lineu Vasconcelos?