quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Meras palavras



Até que enfim consegui atualizar esse bendito blog! Não que isso seja uma obrigação. Muito pelo contrario. A maior graça de se escrever num blog é justamente poder expor suas ideias apenas quando se tem vontade, quando se tem algo relevante pra falar. Muito diferente de quem tem que escrever ordinariamente num jornal diário e matutino, por exemplo.
Com certeza, nem sempre o cara está inspirado e a imposição da profissão o obriga a publicar trivialidades dispensáveis apenas para preencher algumas colunas de jornal.
Lembro-me sempre de uma crônica chamada “Ao respeitável público” de Rubem Braga que li na 8ª serie. Esse texto foi publicado originalmente justamente numa coluna de jornal que ele escrevia diariamente. Nesse texto ele demonstra sua insatisfação em ter que escrever diariamente sobre qualquer coisa pela obrigatoriedade do oficio.
Sou partidário de que quem trabalha com as idéias não pode ser muito pressionado pelos prazos. As boas idéias não surgem na cabeça só porque se precisa de uma. São muitos os fatores que precisam combinar para que apareça uma que de fato faça a diferença.
Admiro quem tem a capacidade de se renovar e fazer-se interessante todos os dias. Acredito que para isso é preciso muito esforço e pesquisa, mas tem momentos que realmente não se quer pensar e nem dizer nada, e isso tem ser respeitado para que não se cometa uma violência contra si mesmo.
Quando se respeita a vontade de estar no ócio de vez em quando o retorno é sempre mais interessante. A cabeça trabalha mais fresca.
Por tanto queridos leitores, vez por outra me ausentarei para refrescar as idéias, para viver novas experiências, se não serei apenas um operário das palavras trabalhando numa linha de montagem apenas para cumprir metas sem se fazer relevante de verdade. E essa idéia me assusta um bocado...